quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Parar pra pensar... que tal apenas parar?

"Nunca fizemos tanto e realizamos tão pouco. Nunca tantos fizeram tanto por tão poucos..."
(...)
"Quem ganha tempo, por definição, perde. Quem mata tempo, fere-se mortalmente. É este o grande ‘radical livre’ que envelhece nossa alegria: o sonho de fazer do tempo uma mercadoria".
(in Saindo da Matrix – ‘Dê tempo ao tempo’)


***

Quem tem tempo não é sério, quem não tem tempo é importante. Isso é o que dizem... E o que a grande maioria acredita.

Vejo a rotina de trabalho e atividades constantes de hoje como que uma bola de neve que se acumula, acumula, acumula e cresce de forma desmedida.

Até que um dia aquele pequeno floco de gelo de outrora torna-se é uma avalanche em rolo compressor que nos atropela – logo nós, que insistimos em seguir somente em frente, ignorando a idéia de que o nosso mundo é tridimensional – forçando uma dura e dolorosa parada.

Aí é que se percebe.

Que se percebe que seria muito melhor se fosse dado pelo menos um passo para o lado para ao menos dar uma longa respirada, apreciar a paisagem ou, no mínimo, saber por onde se está passando.

Já vi e ouvi muita gente dita "importante" se orgulhar de não ter tido tempo pra nada, nem de ir à maternidade ver o filho quando nasceu, utilizando isso como desculpa para impedir um funcionário de ir ao hospital com a esposa prestes a parir. E tem gente que aplaudiu essa abnegação “em prol da empresa” de pé.

Entre apenas trotar sabendo-se para onde se vai e o quanto dura essa corrida, e correr desesperadamente sem saber ao certo se está fugindo ou perseguindo algo, o que você prefere?

Caso seja a segunda opção para, existe a grande probabilidade de, no final, perceber que na realidade não se saiu do lugar. Aí sim vai ser tarde demais.

Mais do que nunca, fala-se em aumento da expectativa de vida, na importância de construir algo mesmo que a perder de vista e buscar certas seguranças para garantir o "futuro". Mas a que custo? Cada vez mais gente morre de infarto, câncer e outros problemas causados pela ansiedade, pelo estresse e pela frustração de não ter tempo nem para se olhar no espelho. E o pior, sem perceber que o tal “futuro” não apenas já virou presente como também, sem que ninguém pudesse perceber, já se transformou em passado.

Mais do que nunca, é tempo de dar um tempo.

***

"A pausa é que traz a surpresa e não o que vem depois. A pausa é que dá sentido à caminhada".
(...)
"Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar".
(in Saindo da Matrix – ‘Dê tempo ao tempo’)

4 comentários:

Anônimo disse...

oi! massa! passei pelo seu blog assim, sem querer, e vi esse post que tem tudo, tudo a ver com o nascimento do meu próprio blog. legal, né? foi pura coincidência... ah, tenho vc adicionado no meu msn, mas juro que nao lembro de onte nem porquê... bem, nas pausas dessa caminhada a gente descobre. beeem divagarim. bjs!

Anônimo disse...

Interessante ...
...
...

Anna disse...

adorei o texto!

Anônimo disse...

É um dos teus melhores.

Pergunto: Até quando há tempo de fazer algo que o tempo não leve?
Quando é tempo de TER tempo, quando é tempo de DAR um tempo e de quanto deve ser o tempo dado?
Enfim...
beijo