sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Em favor da originalidade (pelo menos) no título das Novelas

Já pensou em uma novela das sete, que tem a China como assunto central? Certamente você pensaria nas maravilhas de uma cultura milenar de tamanha riqueza e nas inúmeras possibilidades que isso pode gerar. Mas o nome tinha que ser trivial : 'Negócio da China'. E acaba naquela lengalenga de bonzinhos de um lado, malvados do outro, além de casamento da mocinha com o mocinho e do vilão sendo castigado no final.

Se fosse uma novela sobre uma pastelaria, o negócio ficaria mais interessante, bastando trocar só uma vogal. Quem não ia se deliciar assistindo ao 'Negócio do China', com pasteizinhos fritos a toda hora, acompanhados de caldo de cana? O problema é que isso podia trazer certos constrangimentos, principalmente se o negócio do China fosse algo do tamanho do trocinho minúsculo geralmente atribuído ao Japa. Caso contrário, daria um bom título para um filme pornô, em breve em um dos cinemas da Av. São João mais perto de você.

E agora que 'A Favorita' está nos momentos finais? A próxima novela das oito vai se passar na Índia. O título, pra autor com preguiça de pensar, não poderia ser mais óbvio que 'O Caminho das Índias'. O perigo é algum alemão que acabou de chegar no Brasil, como herr Kräuss, que vive dizendo: "o minha mamãe faz a melhorrr Strudel de Gelsenkirchen". Ele pode entender que é outro filme próprio para maiores de dezoito anos, 'A caminho dos Índias', chanchada barata cujo enredo mostra um tarado munido de salsichão perseguindo pobres frolines tupi-guarani.

Para completar o trio, vou mandar uma carta pra 'Grobo' (não o biscoito de polvilho, a emissora de TV) sugerindo que a próxima novela das seis chame 'Pra lá de Marrakesh'. Não, não vai ter como cenário a exótica cidade marroquina, mas vai contar a história de um cabra safado que vive mamado na canjibrina, tal qual o 'Jeremias Muito Louco'. Aí eu quero ver alguém fazer trocadilho besta.

Se você pensa que se essa idéia fosse aceita os telespectadores do Brasil ganhariam um verdadeiro Presente de Grego - não, não é uma novela passada em Atenas - pode tirar o cavalinho (de Tróia) da chuva.

4 comentários:

Renata disse...

Obrigada pela visita lá no meu singelo blog... venho sempre aqui, mas nunca deixo comentários... vou mudar isso esse ano!!! rs beijo e 4444

Anônimo disse...

É, meu amigo, os títulos não saem mesmo muito do clichezão... Mas em alguns casos isso é bom. Há títulos provisórios que são de chorar. Já pensou "Duas caras" se chamar "É a educação, estúpido!", como ouvi que seria? :-D Ainda bem que ficaram com o seguro... Beijos e sucesso!!

Anônimo disse...

Obrigado pelo comentário em nosso blog... Adorei o post falando das novelas da Globo..putzzz eu detesto a globo e seu jornalismo comprado!!! sem falar nas novelas que insistem em educar os brasileiros com seu "padrão globo"

Um forte abraço
Cleiton Guimarães

Unknown disse...

Putz! Até que enfim um comentário sobre novelas que me faz feliz. Detesto novelas, não deixa nada de bom, sempre a mesma coisa ( como vc citou tão bem no texto) Ah, que delícia ter lido isso , lavei a alma!!! Parabéns !Outro dia comentei no blog da BABEL ( se não conhece dá um "pulinho"lá, vale a pena) Que a única coisa que prestava qd se inicia uma novela na GLOBO é que alguns programas da emissora, usam o tema ( no caso dessa nova novela é a Índia)e fazem uma bela reportagem sobre o País. Aí temos oportunidades de conhecer a cultura do mesmo. Fora isso, nadica de nada.
Ah,à propósito, não sei se vc ganhou ( andei olhando no seu blog e não vi) o selo PREMIO DARDOS, áe a resposta for não, pegue o seu lá no nosso blog , gostaríamos de indicar seu blog, seria um prazer se aceitasse.
Beijinhos!!
http://cgfilmes.blogspot.com/