quinta-feira, 5 de abril de 2007

A besteira é a base (associada) da sabedoria

Esses dias um amigo me perguntou como é que eu consigo pensar em larga escala uma alta quantidade de besteiras sem uma motivação aparente. Isso me pegou de jeito e me colocou pra pensar: "É mesmo, como isso é possível?" Aí lembrei de uma coisa muito importante e que, na minha condição de redator publicitário, é minha obrigação saber. Associação. Nosso cérebro funciona por asociação. Daí se explicam as técnicas de destravamento mental de redatores naqueles dias de branco em que a vontade é se trancar no banheiro e dormir, como brainstorm, mapa mental, entre outros.

Até aí tudo bem. Mas no que isso motiva a geração de tantas besteiras ou coisas aparentemente sem sentido em um pobre cérebro desorientado como o meu? Pois hoje resolvi mapear e acompanhar passo a passo como essas associações acontecem até sair um pensamento non-sense que nem Deus na sua onipotência é capaz de acreditar.

Vamos começar de algo simples, para que pessoas com raciocínio mais lerdo possam acompanhar a evolução da besteira em sua essência até alcançar a sua plenitude: todo mundo, seja religioso ou não, seja freqüentador de igreja, seita ou algo do gênero - ou não -, já deve ter ouvido a frase "Deus é amor".

Passando para uma outra linha de raciocínio, deixando de lado o cunho espiritual, vamos agora falar de gastronomia, no sentido mais amplo que essa palavra pode ter. Vamos pensar naquele dia em que você vai almoçar no restaurante por quilo do lado do seu serviço ou até mesmo em um PF, sabe como é, economizar uma grana e ainda ganhar um suquinho grátis. Depois de encher o bucho, lá vai você pagar a conta, mas sentindo a necessidade de ingerir algo doce para complementar a saciedade. E você, louco por paçoca, bate o olho naquele quadradinho amarelo com um coração no meio, bem ao lado da seção de chicletes. A famosa paçoca Amor (até inventaram um bombom com essa paçoca, mas ficou uma porcaria). Você compra a paçoca Amor, você a saboreia, mastiga, engole e, ao fim, tem a sensação de que está em outro mundo, flutuando, como se estivesse no céu. Bem pertinho de Deus.

Depois, você com certeza vai pensar: "Se Deus é amor, logo Deus é uma paçoca". Com isso, fica claramente perceptível o quanto é impresionante a capacidade que dois pensamentos ou sensações que aparentemente não tem nenhuma relação entre si, se associados, podem culminar em uma coisa tão genial. Por falar em Deus, alguém lembra do desenho do Droopy em que ele aparece em todos os lugares que o coitado do lobo vai para fugir dele? Pois bem, dizem também que Deus está em todo lugar. A conclusão disso é que Droopy é Deus. E como Deus é uma paçoca, Droopy também tende a ser uma paçoca.

Agora um pequeno exercício. Hoje eu acordei pensando em sandálias havaianas. Pensamento vai, pensamento vem e, ao fim, acabei pensando na mancha da careca do ex-presidente soviético, o nosso amigo Gorbachov (ou seria Gorbachev?).
Aliás, por falar no Gorba (mais um exemplo de associação), lembrei de uma série de trocadilhos soviético-comunistas que coloquei dias atrás no orkut:

"Futebol Comunista
Na pelada em comemoração ao primeiro aniversário do Manifesto Comunista, a torcida compareceu em peso pedindo para que Karl Marx um gol.
Anos mais tarde, a pelada teve que ser adiada, porque toda vez no campo do Gorbachov.
E a tradição do futebol dos camaradas foi quebrada porque disseram que o gramado sempre Stalin más condições."


Trocadilho é mesmo um vício desgraçado. E só quem faz é que acha graça. Mais uma vez, por isso que o nome disso aqui é "Não Penso, Logo Insisto". Mas voltando ao raciocínio interrompido, vamos descobrir qual o caminho que o meu tortuoso cérebro tomou para, de sandálias havaianas, chegar na manchinha da careca do Gorbachov (ou Gorbachev?):
- Sandálias havaianas me lembram descanso. Descanso me remete à expresão relax. Quando penso em relax, lembro daquelas casas com a plaquinha "Relax for man". Obviamente, Relax for Man me faz pensar em mulheres nuas. O que me lembra que, às vezes, mulheres nuas usam biquini para variar um pouco ou para não pegarem resfriado. E não dá pra pensar em biquíni e não falar de praia. Pensando em praia, lembro um dia na Praia Grande em que meu tio, que odeia gatos, acertou uma chinelada a 50m de distância em um bichano que berrava às 5 da manhã. Já que o assunto é gato, gato gosta de comer passarinho. E o passarinho mais comum nessa cidade suja que é São Paulo, é pomba. Pomba vive fazendo cocô na cabeça das pessoas. E se a pessoa atingida for careca, a cagada pombal fica igual à manchinha da careca do Gorba.

Realmente não penso. Por isso que insisto tanto. Prometo melhorar nas próximas edições. Vale lembrar também um recado importantíssimo que a Al-Qaeda mandou ao mundo através da Al-Jazeera:
"Não odeiem Bin Laden. Afinal, ele Osama"

(texto originalmente postado em 1o. de setembro de 2004 no antigo site: http://kabessabravanel.weblogger.terra.com.br)

2 comentários:

Marcelo Gavini, não-pensante e insistente disse...

Kbssa, vc é completamente doente!!! porém espetacular!!!

Daniel Abbiati - enviado em 18/10/2004 12:57:00


Kabessa, eu admiro essa sua capacidade. Sério mesmo. Até porque você me fez voltar a tempo em que eu acreditava que Boris Yeltsin eram duas pessoas.

Quanto aos trocadalhos... sem comentários.

Weblog : http://www.maisagua.blogger.com.br
Água... - enviado em 11/10/2004 01:29:00



3 coisas:

- ATUALIZA ESSA MERDA
- KD AS FOTOS Q VC DISSE Q ACHOU?

Weblog : http://www.doug.hyperfotos.com.br
DOUG, DOG, 6nop, MACUNTÔNIO.... - enviado em 24/9/2004 10:54:00



até quem fim consegui abrir esta caixinha de comentários!!! rs

gostei muito de seu blog, pelo menos os 2 posts são excelentes, qdo vai atualizar, heim?

beijos e um mega 4

Weblog : http://renatamc.zip.net
Renata - enviado em 19/9/2004 13:12:00



Muito bom te encontrar na Casper...sempre que aparecer lá de terça e quarta....me procura....e eu adorei a ultima frase do seu post....não odeiem Bin Laden, afinal ele Osama....ahahah....não tinha ouvido ainda antes não....
bjos

Weblog : http://www.fotoaki.com.br/cacau2004
Cacau - enviado em 16/9/2004 02:00:00



Oi, querido!
Morri de rir com o texto.
Beijo gde!

Weblog : http://venhadevanear.zip.net
Cá - enviado em 14/9/2004 18:25:00



fala kbssa...
só vc mesmo, sua capacidade é incomparável.. hahahah
Passei aqui pra te deixar um bju, e acabei me divertindo...hahaha
bjinhos

Weblog : http://euqueroterorkut.zip.net
Flá - enviado em 10/9/2004 13:03:00



... para não restar dúvidas.... passei por aki para dizer q não gosto de vc... e isto vai te perseguir onde quer q vc esteja!!!
... tá o texto até q é legalzinho...

Weblog : http://www.doug.hyperfotos.com.br
DOUG, DOG, 6nop, MACUNTÔNIO.... - enviado em 2/9/2004 12:52:00



Parabéns, Kabessa. Estou abismado com o seu poder de raciocínio lógico utilizando o pensamento socrático para tirar suas conclusões. Esse vai longe. Vou ler sempre... Abrasss

Thiago Mantovani - enviado em 2/9/2004 00:46:00


Kbssa

Vc tem um talento nato para as besteiras, incrível. Vou sempre ler seu blog, vc é muito engraçado com as palavras. Quem é Ju, ela deixou 5 comentários, não?
Vc vai postar no seu blog diariamente?

Pedro Afonso - enviado em 1/9/2004 18:24:00

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado