quinta-feira, 5 de abril de 2007

Para voltar de um longo descanso, nada como um feriado prolongado

Feriadão prolongado. Sol. Todo mundo quer viajar, certo? Errado! Garanto que a maioria sim, menos eu. E tô gostando, viu? Cidade calma. Parece até um lugar habitável, coisa que na maioria dos outros 365 dias do ano eu fico meio na dúvida. Mas imagina só: o pessoal trabalha duro, de sol a sol, de segunda a sexta, sendo que alguns sortudos acabam entregando o sábado à bendita labuta do dia-a-dia. A salvação? Data em homenagem à Proclamação da República, 15 de novembro de 1889, mesma data que, 100 anos depois, elegeu Fernando Collor. A democracia tem dessas, mas voltando ao assunto, hoje em dia 15 de novembro é só um feriadão prolongado mesmo, de sábado à terça na versão 2005, o último do ano pra descansar.

E tome na sexta-feira nego passando em casa pra pegar a família - ou nem isso - e tratando de pegar estrada. Tudo em nome do descanso. Um descanso meio estranho, com algumas horas a mais preso no engarrafamento pra descer pra praia - isso é sair da rotina pra quem vive preso na Marginal? -, buzinaço, a criançada impaciente no banco de trás perguntando se já chegou a cada 5 minutos. Não seria bem um feriado para um dedicado pai de família, mas a materialização do Inferno, incluindo os capetinhas. Em se tratando dos não-casados, mas com um relacionamento fixo, alguém deve ter sorte o suficiente de ter uma namorada (ou namorado) chata no banco do passageiro, é claro, reclamando. No caso das apresadas, "se a gente tivesse saído naquela hora, já estaríamos lá, saco!". Já no das postergadoras, "a gente devia ter esperado um pouquinho mais pra sair, saco!". Pior que a reclamação, só a greve de amor na chegada. Nada que um porre não resolva. Ou, no caso das sado-masoquistas, uma bela bofetada.

Ou então tem aquele grupo de rapazes solteiros, descendo pra praia, loucos pra sair pegando todo mundo, caso que poderia até ser aplicado a mim em alguma fase eventual da vida, mas serve para alguns de meus amigos que agora estão curtindo no Boqueirão de Long Beach querendo encontrar a fina flor, mas só devem estar vendo canhão. E por falar em pegar todo mundo, provavelmente isso é uma coisa que não vai acontecer e, se acontecer, dificilmente vai ser aquela conquista de trazer boas lembranças. Muito pelo contrário. Já cansei de ver amigo meu (às vezes até eu mesmo) passar o feriado inteiro em cima de uma morena - pode ser loira, ou até mesmo oriental, já que tenho tantos conhecidos aficcionados - e no final, quando vê que a vaca tá indo pro brejo, que a retranca é intransponível e que nem o Romário de 94 balançaria as redes de forma digna, deixa essa mesma dignidade de lado e acaba apelando. O resultado: agarra até pesadelo e chama de sonho colorido e é capaz de lamber prego achando que é sorvete. Nesse caso é preferível ficar só na mão. O que, de qualquer forma, é o que vai acabar acontecendo.

Viajar nesse feriado de 15 de novembro? Não, obrigado. Pelo menos não dessa vez, já que de tantas dessas a gente acaba calejado. E um ócio de vez em quando faz bem, senão não teria escrito isso agora. Mas até que é divertido, pois o importante na vida mesmo é ter história pra contar, mesmo que seja escabrosa. Afinal, de que adiantaria sua vida ser um livro aberto se a história for um pé no saco?*

* agradeço a algum grande redator da Almap por me inspirar essa frase, provavelmente título de algum anúncio da Volkswagen que eu não me recordo agora qual
.

(texto originalmente postado em 13 de novembro de 2005 no antigo site: http://kabessabravanel.weblogger.terra.com.br)

Um comentário:

Marcelo Gavini, não-pensante e insistente disse...

aaa ja q num vai , vem aki em casa..rs.tem festa.
bj

Weblog : http://ah..ja q num vai ..vem aki em casa..tem festa.rsrs
Paty - enviado em 14/6/2006 14:23:00



Eu estava com saudades maluquinho.
Beijos pra ti.

- enviado em 15/11/2005 23:19:00


oi!!!
Td bem???
Passa lá no meu blog...
se tiver um tempinho...
Já leu?
"Precisa-se de Matéria Prima Para Construir Um País ", me da sua opinião!
Bjs

Weblog : http://ostranervos.weblogger.terra.com.br/index.htm
Ostra nervosa - enviado em 13/11/2005 22:34:00



Oi!

Achei seu blog perdido por aí! Ele tah muuuuito legal!

Qdo der dá uma passadinha lah no meu tb
bjao

"Só existem dois dias do ano que nada pode ser feito, um se chama Ontem e outro Amanha.
Portanto HOJE é o dia certo para Amar, Acreditar, Fazer e principalmente VIVER"

Weblog : http://www.papocasual.weblogger.com.br
Isabella - enviado em 13/11/2005 22:08:00